sábado, 28 de setembro de 2013

Informática e Automação ( Aula 5 )



A ideia de automação está diretamente ligada à das maquinas, maquinas simples ou compostas que poupam ou agilizam uma tarefa. A ideia de automação surgiu na Inglaterra e foi um movimento de grande impacto para todo o globo e garantiu o posto de potência mundial para os ingleses durante vários anos. Neste período várias rotinas manuais foram automatizadas para uma maior produção. Sendo a motivação da automação buscar um ponto mais conveniente na relação entre o trabalho humano e a máquina, em função de quanta experiência o humano tem e de quão automatizado seu comportamento esteja.
Como poderemos ver o desenvolvimento da informática, como automação do tratamento da informação em um sistema computacional ou abstrato, permite que a automação artificial, se antes estava restrita a sensores físicos e controles mecânicos, agora passa a ser possível analisar informação para avaliar o estado do sistema e implementar uma decisão com recursos de controle do fluxo dessa informação. Um exemplo disto é o uso das redes de computadores que viabilizam o uso de recursos remotos e fornecem meio de comunicação entre as pessoas independentemente de sua localização geográfica, aumentando o poder de compartilhamento de informações e a possibilidade de fácil acesso à estas informações.
Considerando que informação é todo e qualquer dado que possa ter valor a uma pessoa ou a um conjunto de pessoas.  

Sociedade e Comunidade ( Aula 4 )



Comunidade é a forma de viver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo. É a forma de se estabelecer relações de troca, necessárias para todo ser humano, de uma maneira mais íntima e marcada por contatos primários. Já sociedade é uma grande união de grupos sociais marcada pelas relações de troca, porém de forma impessoal com contatos sociais secundários e racional.
Nas comunidades, as normas de convivência e de conduta de seus membros estão interligados à tradição, religião, consenso e respeito mútuo. Na sociedade, é totalmente diferente não há o estabelecimento de relações pessoais e na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo. Por isso, tornou-se fundamental haver um conjunto de regras e leis para regular a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade, devido a esta necessidade criou-se o Estado que é responsável por deter o aparato burocrático, decisório e central neste sentido.
Para Ferdinand Tonnies comunidade (geneinschaft) é definida pelo ato de “viver junto” e sociedade (gesellschaft) é caracterizada como “vida pública”.

Revolução Técnico Científica ( Aula 3 )



A Revolução Técnico Cientifica ou Terceira Revolução Industrial começou na segunda metade do século XX, em meados da década de 70, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico. Essa nova etapa de produção está vinculada a enorme quantidade de tecnologia e claro de informação.
Estando ligada diretamente à informática, telecomunicação e robótica. Mas temos contribuições e evoluções na biotecnologia, na química, na engenharia genética e muitas outras áreas, pois quando falamos de informação incluímos todas as áreas. Servindo assim como combustível para o desenvolvimento do capitalismo moderno e a globalização com a flexibilização das informações acelerou o dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias.
Com isso podemos concluir que a Revolução Técnico Cientifica teve como base primordial a informação. Estando ligada ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos donos dos meios de produção. Podemos citar como exemplo desta Revolução o microchip que apesar de utilizar pouco material em sua confecção possui um grande valor agregado, devido à quantidade de estudos e pesquisas que foram necessários para ser desenvolvido.